Newsletter27

Caridade: a honra que nos compete

O mês de dezembro desperta o nosso lado mais humano e emocional. Passado o Natal, iniciam-se os planos para um ano novo em que desejamos conseguir realizar todos os sonhos.

É um momento propício para apelar à ação para a transformação que o mundo nos pede e a necessária mudança nos resultados.

Quando me refiro a transformação falo-vos de pessoas, da sociedade, de Fratelli Tutti.

Escolho a oportunidade cedida pela Cáritas para apelar a que todos reflitam na palavra caridade. Estamos a sair de um ano muito desafiante e a entrar num novo ano com a consciência clara de que nada é controlável. E creio que seja esta imprevisibilidade de tudo que nos impede de dar passos firmes no caminho juntos que nos levaria ao mundo onde todos dizemos sonhar poder viver. O mundo onde a palavra caridade ecoaria ao sabor do que está enraizado nos nossos corações, num sonho comum de fraternidade, de justiça, de amor, de verdade e de paz. 

Se caridade para si é “amar o outro como a si mesmo” desafio a que considere e questione no seu coração a possibilidade de estar a amar os irmãos que vivem em situação de pobreza ao encontro apenas do conforto da sua visão pessoal e pouco refletindo no impacto real que cada pequeno gesto tem na vida de outra pessoa humana.

O nosso Santo Padre apela à santidade em cada um através de uma participação ativa e consciente nas questões sociais e ambientais. Na encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco deixou de forma muito clara vários caminhos para a cooperação, para a transformação urgente da forma como o mundo aborda os desafios sociais, para a necessidade de dar voz aos verdadeiros especialistas no tema: todos os que vivem sem dignidade e sem voz em pobreza.

Porque servir é simplesmente a honra que nos compete, se temos a oportunidade de caminhar juntos, lado a lado com um irmão que está a viver privado na sua dignidade e autonomia, temos o dever de trabalhar de forma a estimular os seus dons e talentos para que deixe de viver numa total dependência da nossa presença na sua vida.

Quando vou caminhar e escutar as pessoas em situação de sem-abrigo nas ruas de Lisboa, para muitos e independentemente da sua fé, Deus simplesmente abandonou as suas vidas. Justificam este sentimento sempre pela indiferença ou pelo conformismo que assumimos perante a sua pobreza.

Que o Espírito Santo sempre nos permita sentir a presença de Jesus quando caminhamos juntos, humanizando e conciliando diferenças e distâncias, transformando-as em pontes para o serviço em amor e a promessa de um futuro melhor e de iguais oportunidades.

Texto e fotografia: Susana Garrett Pinto

 

DIREÇÃO

No final do último trimestre de 2021, gostaria de realçar o trabalho que continuamos a desenvolver junto das paróquias, nomeadamente o da constituição de grupos de ação sócio caritativa. E é com muita alegria, como resultado desta atividade, que atestamos a constituição de seis novas Cáritas Paroquiais...

Leia mais

CÁRITAS DIOCESANA DE LISBOA

Sempre que um ano termina e um novo se aproxima é habitual realizar-se um balanço do que foi feito, e construir-se um plano de ação com os projetos que se pretendem concretizar no ano que se inicia. O ano de 2021, claramente marcado pela pandemia e por todas as limitações a que nos obrigou, foi, contudo, um ano de atividade regular para a Cáritas Diocesana de Lisboa.

Leia mais

BREVES DA DIOCESE

Os últimos dois anos foram particularmente difíceis. A privação de muitas coisas transformou-se, no limite, na privação do outro, num medo paralisante que condiciona a qualidade da interação.

Leia mais

UNIVERSO CÁRITAS

O projeto “Cáritas na Escola” é uma iniciativa nacional de promoção da Paz como elemento central para o desenvolvimento humano. É um projeto piloto, implementado em parceria com o Secretariado Nacional de Educação Cristã, no âmbito da iniciativa da “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, e que tem tido uma adesão muito positiva por parte dos estabelecimentos de ensino de todo o país.

Leia mais

BOA PRÁTICA

São horas que se prolongam durante a semana e obrigam à construção de pontes com várias pessoas e entidades. Começamos com uma curta paragem na loja social da Cáritas Paroquial - Guias de S. Lourenço. Aí, iremos receber indicações sobre os casos prioritários para a rota semanal, ou recolher algum bem essencial para entrega.

Leia mais

PARCERIAS

Refood e Cáritas Diocesana de Lisboa são parceiros na promoção do “FOODSTOCK” - um festival de Sustentabilidade, Solidariedade e Voluntariado (+ Música) - que se realiza na primavera de 2022.

Leia mais

VOLUNTARIADO

O mês de dezembro desperta o nosso lado mais humano e emocional. Passado o Natal, iniciam-se os planos para um ano novo em que desejamos conseguir realizar todos os sonhos. É um momento propício para apelar à ação para a transformação que o mundo nos pede e a necessária mudança nos resultados.

Leia mais

IGREJA & ESPIRITUALIDADE

Como podemos construir hoje uma paz duradoura? Com o título: "Diálogo entre Gerações, Educação e Trabalho: Instrumentos para Construir uma Paz Duradoura", o Papa, na mensagem para o Dia Mundial da Paz (1º de janeiro 2022), identifica três contextos de extrema atualidade sobre os quais refletir e agir.

Leia mais

SUGESTÕES

"O Antropoceno" é o período de tempo que corresponde à era geológica que vivemos atualmente. A humanidade tem vindo a reconfigurar o planeta, bem como a sua biodiversidade, e John Green faz uma análise crítica dessa intervenção, usando para isso uma escala de cinco estrelas. 

Leia mais

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386