Newsletter7

Cáritas Portuguesa 60 anos: renovada e aberta aos sinais dos tempos

A Cáritas Portuguesa assinalou, no passado sábado, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o seu 60º aniversário, desde a aprovação oficial dos seus primeiros estatutos. A data foi celebrada com a eucaristia, presidida por D. Manuel Linda, na Igreja Paroquial de S. Maximiliano Kolbe, no Bairro de Chelas, em Lisboa, seguida de um almoço convívio, onde estiveram todos os que, ao longo destes anos, têm construído a história da Instituição.

Referindo-se à Cáritas como o “rosto visível da componente fundamental da Igreja Católica”, D. Manuel Linda, membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, sublinhou que a Igreja deve formar as consciências “para a atuação de proximidade”. D. Manuel Linda observou ainda a importância do trabalho que a Cáritas tem desenvolvido ao longo destes anos, lembrando, como desafio, que em tempo de individualismo a Cáritas Portuguesa deve procurar que as “pessoas não se fechem no seu castelo interior”.

Para o atual presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, este momento de celebração é também uma forma de honrar a história da organização, e de sobretudo dar graças por todos os que puderam beneficiar da sua ação, e pelas comunidades cristãs que sempre souberam partilhar os seus bens para irem em socorro dos seus irmãos mais necessitados. “Queremos manifestar a nossa alegria por todos os que conseguimos servir com dignidade, construindo com todos a esperança de uma vida mais humana. Ao escolher-se este dia reafirmamos o compromisso de que que a nossa ação se guiará sempre pela concretização dos Direitos Humanos, inspirados nos valores que, nesta época natalícia, se devem colocar em primeiro lugar como sejam o dom da vida e a construção da justiça, pois só na partilha poderemos ser mais felizes.”

Atualmente, a Cáritas Portuguesa coopera com as 20 dioceses do país a fim de que cada Cáritas Diocesana e comunidade cristã coloquem na sua atividade níveis de competência capazes de melhorarem a resposta aos mais fragilizados, não apenas no imediato, mas sobretudo na aposta em respostas que sejam capazes de trilhar caminhos de futuro.

Eugénio da Fonseca referiu ainda: “Acreditamos que ´outro mundo é possível´ e desejamos que a celebração de 60 anos de existência não se limite a recordar o que nos tem satisfeito, mas a continuar o processo de renovação continua e apropriada às necessidades de cada tempo, disposta a reconhecer, atempadamente os sinais dos tempos.”

Texto e imagem: Cáritas Portuguesa

HOSPITALIDADE

Quando os refugiados não chegam, há quem decida partir e ir ao seu encontro, para aí ajudar no que for preciso. Hoje, já de regresso, a proximidade com as vitimas da guerra faz-se na paróquia.

Exemplar

OUSADIA

No final de mais um ano, esta rubrica propõe-lhe reflectir o passado e a não desistir dos seus sonhos, conferindo à vida verticalidade e beleza, evitando o precipicio individual e coletivo.

Oportunidade

PRIORIDADES

“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese de Lisboa.

Sinodo

MERCADO SOCIAL

Não há melhor lugar de encontro que o espaço público. É aqui que organizações e empresas se conhecem e estabelecem formas de cooperação com resultados surpreendentes.

Matches

 

OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

O que foi e o que quer continuar a ser a Cáritas em Portugal, guiada pela centralidade da Carta de Direitos Fundamentais.

60ANOS

JUNTOS PELA DIGNIDADE DE TODOS

A relação entre as organizações e empresas é cada vez mais importante no apoio às comunidades e suas necessidades. A cooperação, quando acontece, reposiciona o ser humano e a sua dignidade.

Cooperação

 

MAIS MISSÃO

A vida não pára no terreno diocesano. Responde diariamente aos desafios que a interpelam, procurando erradicar desiquilibrios e proporcionar a inclusão e o bem estar de todos, sem excepção.

Responder   

O MEU PROJETO SOCIAL

Nesta rubrica oferecemos-lhe alguns apontamentos sobre a ação da CDL realizada nestes últimos meses do ano. Aqui pode encontrar os destinatários que o seu banco de horas e recursos disponiveis tanto procuram. A CDL pode já ser em 2017 o seu projeto social.

Fratello2106

AFETO

O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto? Pura aridez, esterilidade.

Abraço

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386