Porque sós nada podemos...
Com enorme gratidão, partilhamos nesta rubrica alguns testemunhos de quem, neste último trimestre do ano, colaborou com a Cáritas de Lisboa. Ações deste género tornam diariamente a sua missão uma concreta e fecunda realidade no apoio a quem mais precisa, e na transformação de mentalidades.
"A ANA recebeu um pedido de ajuda da Cáritas – Diocesana de Lisboa – para recuperação do parque infantil da Creche de Carnide (que serve 38 crianças, dos 0 aos 3 anos), por eles apoiada. Em resposta a este pedido, o CRSS e a DAHD (áreas de Responsabilidade Social e de Recursos Humanos) organizaram uma Ação de voluntariado empresarial, que decorreu no passado dia 18 de Novembro e contou com a presença de 22 voluntários. A recuperação deste Parque Infantil passou, essencialmente, por trabalhos de pintura: o objetivo era pintar o muro que delimita o Parque em toda a sua extensão (lados interior e exterior), assim como os bancos e as mesas do mesmo. Nos dias anteriores à Acão, a empresa de construção civil JAF - também em regime de voluntariado e em parceria com a ANA - fez os trabalhos preparatórios específicos (rebocar, lixar, limpar, etc.), para além de doar grande parte do material necessário a esta obra. No âmbito desta ação, foi ainda dada uma aula de Yoga às crianças dos 2 aos 3 anos, por parte de uma das colegas do AHD, e distribuído um livro “Hoje tenho asas” a cada uma das crianças. Uma ação a repetir!" (Ana Aeroportos)
“Em nome do grupo JAF, queremos partilhar a honra e o prazer que foi para nós termos tido a possibilidade de contribuir para a melhoria do espaço de lazer das crianças que diariamente frequentam a Cáritas de Lisboa. Bem-haja a todos, aos que diariamente ai trabalham em prol dos outros." (Grupo JAF)”
“O Coro de Santo Amaro de Oeiras agradece a vossa preferência pelo nosso coro, pelo segundo ano consecutivo, e para edições futuras.” (Direcção do Coro de Santo Amaro de Oeiras)
“À Cáritas o meu obrigado pelo convite a colaborar na realização do evento VIGÍLIA PELA PAZ. A minha modesta colaboração consistiu apenas na oferta da lanterna que serviu de luz central ao encontro das comunidades religiosas presentes. Que a mesma nunca se apague na mente dos homens, e traga à humanidade de todo o Mundo ESPERANÇA, FRATERNIDADE, PAZ E AMOR.” (Abílio Ribeiro - Arte Sacra Porto)
“Obrigado por nos terem dado esta oportunidade de partilha. Bem-haja.”(Ana Mangericão - EDAM)
“As festas infantis do passado dia 17 foram, em duas palavras, MUITO GRATIFICANTES! Gerámos muitos risos & sorrisos, como pudemos testemunhar! Estas ações dão-nos uma perspetiva maior da realidade de muitas famílias, que vivem na nossa comunidade, e pelas quais nos orgulhamos de poder proporcionar algo útil, positivo e alegre.” (CEPSA)
“Neste natal esperamos que este pequeno apoio tecnológico ao novo projeto da Caritas Diocesana de Lisboa, o “FamiliasComVida”, possa contribuir para o sucesso da sua missão de apoio às Famílias em dificuldades. A Cáritas Diocesana de Lisboa é um exemplo para todos nós de um conjunto de pessoas que trabalham diariamente no âmbito de intervenção alargada em matéria de Ação Social. O nosso obrigado por continuarem todos os dias a melhorar e a trazer esperança à vida de inúmeras Famílias Portuguesas.” (Laurentina Gomes - Listopsis)
Imagem: Fernando Colaço, CDL e CEPSA
HOSPITALIDADE
Quando os refugiados não chegam, há quem decida partir e ir ao seu encontro, para aí ajudar no que for preciso. Hoje, já de regresso, a proximidade com as vitimas da guerra faz-se na paróquia.
OUSADIA
No final de mais um ano, esta rubrica propõe-lhe reflectir o passado e a não desistir dos seus sonhos, conferindo à vida verticalidade e beleza, evitando o precipicio individual e coletivo.
PRIORIDADES
“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese de Lisboa.
MERCADO SOCIAL
Não há melhor lugar de encontro que o espaço público. É aqui que organizações e empresas se conhecem e estabelecem formas de cooperação com resultados surpreendentes.
OUTRO MUNDO É POSSÍVEL
O que foi e o que quer continuar a ser a Cáritas em Portugal, guiada pela centralidade da Carta de Direitos Fundamentais.
JUNTOS PELA DIGNIDADE DE TODOS
A relação entre as organizações e empresas é cada vez mais importante no apoio às comunidades e suas necessidades. A cooperação, quando acontece, reposiciona o ser humano e a sua dignidade.
MAIS MISSÃO
A vida não pára no terreno diocesano. Responde diariamente aos desafios que a interpelam, procurando erradicar desiquilibrios e proporcionar a inclusão e o bem estar de todos, sem excepção.
O MEU PROJETO SOCIAL
Nesta rubrica oferecemos-lhe alguns apontamentos sobre a ação da CDL realizada nestes últimos meses do ano. Aqui pode encontrar os destinatários que o seu banco de horas e recursos disponiveis tanto procuram. A CDL pode já ser em 2017 o seu projeto social.
AFETO
O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto? Pura aridez, esterilidade.