Newsletter7

Ser e viver o abraço

Ao som do Hino da Alegria, cantado pelo extraordinário Coro de Sto. Amaro de Oeiras, o Abraço da Paz, anunciado pela Atriz Maria do Céu Guerra, terá sido, sem dúvida, um dos momentos mais altos da Vigília pela Paz organizada pela CDL. Aquele abraço não quis apenas transformar o que nos possa ter eventualmente afastado uns dos outros em 2016, como acolher, em 2017, o que nos possa vir a interpelar como desafio. Na verdade, aquele abraço, tão fortemente sentido na noite fria daquele encontro pela paz, mais que um importante ponto de chegada, é a forma como, no dia-a-dia, todos os setores da vida humana devem responder a quem mais precisa.

Tem-se falado muito de afeto, de como ele é fundamental à vida, e de como o desgaste que fica e se avoluma, na superação de dificuldades, o tem substituído pela angústia, impaciência, violência. O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto?

No centro da atividade da CDL está certamente a defesa e promoção de direitos e deveres, mas esta seria uma tarefa tremendamente árida, estéril se não fosse acompanhada, toda ela, de bondade, de afeto.

No final de mais um ano de trabalho, e sem que se pretenda fazer aqui um pequeno balanço sobre o mesmo, esta nova newsletter deseja fazer transparecer da ação social da CDL o abraço do Papa Francisco a milhares de pessoas económica, social e mentalmente vulneráveis, dado em Roma entre 11 e 13 de novembro, no Festival Europeu da Alegria e Misericórdia.

Sentimos, com total modéstia, que a qualidade do nosso abraço tem vindo a melhorar de ano para ano. Compõem a sua força, eficácia e determinação um número cada vez mais crescente de pessoas, instituições e empresas, a quem não nos cansamos de agradecer a confiança e estima, dando também conta do impacto de cada nosso gesto.  

Partilhamos aqui o que os exíguos corredores deste instrumento de comunicação não conseguem conter. Mas é crucial ao nosso desempenho, apesar de tudo, que nos leiam e acompanhem, para que, devidamente informados, todos possam continuar a investir a sua força neste nosso Comum Abraço.

Um Santo Natal e um Ano Novo de Paz para todos.

Texto: Direção da CDL; imagem: Arlindo Homem  

 

HOSPITALIDADE

Quando os refugiados não chegam, há quem decida partir e ir ao seu encontro, para aí ajudar no que for preciso. Hoje, já de regresso, a proximidade com as vitimas da guerra faz-se na paróquia.

Exemplar

OUSADIA

No final de mais um ano, esta rubrica propõe-lhe reflectir o passado e a não desistir dos seus sonhos, conferindo à vida verticalidade e beleza, evitando o precipicio individual e coletivo.

Oportunidade

PRIORIDADES

“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese de Lisboa.

Sinodo

MERCADO SOCIAL

Não há melhor lugar de encontro que o espaço público. É aqui que organizações e empresas se conhecem e estabelecem formas de cooperação com resultados surpreendentes.

Matches

 

OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

O que foi e o que quer continuar a ser a Cáritas em Portugal, guiada pela centralidade da Carta de Direitos Fundamentais.

60ANOS

JUNTOS PELA DIGNIDADE DE TODOS

A relação entre as organizações e empresas é cada vez mais importante no apoio às comunidades e suas necessidades. A cooperação, quando acontece, reposiciona o ser humano e a sua dignidade.

Cooperação

 

MAIS MISSÃO

A vida não pára no terreno diocesano. Responde diariamente aos desafios que a interpelam, procurando erradicar desiquilibrios e proporcionar a inclusão e o bem estar de todos, sem excepção.

Responder   

O MEU PROJETO SOCIAL

Nesta rubrica oferecemos-lhe alguns apontamentos sobre a ação da CDL realizada nestes últimos meses do ano. Aqui pode encontrar os destinatários que o seu banco de horas e recursos disponiveis tanto procuram. A CDL pode já ser em 2017 o seu projeto social.

Fratello2106

AFETO

O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto? Pura aridez, esterilidade.

Abraço

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386