Newsletter7

Assembleia Sinodal de Lisboa abre caminhos para “mais missão”

“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese, no fim da Assembleia Sinodal, que decorreu entre 30 de novembro e 4 de dezembro, na Casa Diocesana de Espiritualidade, no Turcifal, em Torres Vedras.

Depois de quatro dias de oração, de trabalhos de grupos e de plenários – que foram o culminar de dois anos de trabalhos sinodais – D. Manuel Clemente apresentou as conclusões, que apontam mais para mudanças de mentalidade e de atitude do que para mudanças de estruturas. “O que é preciso é mudar a prioridade dos projetos”, disse o bispo de Lisboa, em conferência de imprensa, dando um exemplo de mudança: em vez de as comunidades católicas se mobilizarem para arranjar o telhado da Igreja devem olhar à volta e ver o que é mais necessários, seja os idosos que estão isolados, seja um bairro em que faltam condições ou uma escola onda há problemas. “Como é que lá estivemos ou, pelo menos, como é que nos dispusemos a ajudar” é, segundo D. Manuel, o critério de avaliação para esta mudança, a qual implica que os católicos “olhem ainda mais para o mundo em seu redor” e que “cada crente esteja motivado para ir ao encontro de alguém”.

O documento que foi aprovado na Assembleia Sinodal deu origem à “Constituição Sinodal de Lisboa”, apresentado no passado dia 8 de dezembro, no Mosteiro dos Jerónimos e disponível em http://goo.gl/iIpKBE. Neste documento, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, apresenta propostas de caminhos de “renovação eclesial”, com sete “opções” centrais: santidade, missão, comunidade, iniciação cristã, família, vocação, sinodalidade e recorda a “relevância” que as famílias têm para a Igreja e para a sociedade, propondo que as ações pastorais tenham em vista a “complexidade da realidade familiar nas suas diferentes expressões e etapas”.

Texto e imagens: Filipe Teixeira (Comunicação Patriarcado com Renascença e Ecclesia)

 

Sorrisos multiplicam-se com sucesso na freguesia de Barcarena

No passado dia 6 de Dezembro a Loja dos Sorrisos, projeto do Centro Social Paroquial de Barcarena, completou o seu 2º aniversário. A data assinalou-se na Loja dos Sorrisos de Tercena e foram várias as pessoas da comunidade que quiseram marcar presença neste importante momento da instituição. Para além disso, assinalou-se ainda a data com uma campanha promocional (“Leve 3 Pague 2”), que trouxe ainda mais pessoas à nossa Loja.

Ao longo dos últimos 2 anos, o projeto tem espalhado sorrisos na freguesia de Barcarena, sendo que o valor das vendas reverte a favor da ação social que a instituição leva a cabo por toda a freguesia junto das famílias em situação de carência económica. Consciente disso mesmo a comunidade da freguesia tem-se mostrado solidária e o projeto é um verdadeiro sucesso. Tanto assim é, que foi lançada recentemente uma 2ª Loja dos Sorrisos, esta sediada em Queluz de Baixo, numa tentativa da instituição de estar presente um pouco por toda a freguesia.

A Loja dos Sorrisos é uma excelente oportunidade de melhorar o seu guarda-roupa a preços bastante acessíveis, sabendo que as receitas geradas são um importante contributo para que o Centro Social Paroquial de Barcarena possa continuar a apoiar famílias em situação de carência económica. Exemplo disso mesmo, é a família AlAraj, oriunda da Síria, que foi recentemente acolhida pela nossa instituição e para a qual as receitas da Loja têm sido uma importante ajuda.

Deixe-se contagiar e visite as nossas Lojas! Este projeto precisa de si!

Porque espalhar sorrisos não tem preço!

Texto e imagem: Centro Social e Paroquial de Barcarena

 

No apoio a todas as idades

Apoiamos as crianças a crescer. Ao longo deste ano, no Jardim de Infância, foram dinamizados dois ateliês que complementam o projeto pedagógico, orientados por uma psicóloga.

- “Colecionador de Emoções”: partindo de histórias, jogos e conversas, as crianças adquirem uma maior consciência emocional.

- “Cócegas às Ideias”: estimula as crianças a adquirir pensamento autónomo e crítico, também a partir de histórias, jogos e conversas.

Estes ateliers tiveram impacto na consciência emocional e relacional de todas as crianças que os integram, e reconhecimento por parte dos pais e educadores.

Apoiamos os jovens. A Juventude da área de Intervenção Sociopedagógica juntou-se e arregaçou mangas num trabalho de requalificação dos muros do Clube Jovens. Depois de uma pequena ação de angariação de fundos para conseguirem adquirir material (tratou-se de uma venda de objetos construídos pelos juniores e jovens), deram início ao trabalho. O resultado está à vista de todos e pode ser admirado, e contribuiu certamente para o bem-estar dos nossos juniores e jovens, que usufruem do espaço do Clube. Bem-haja!

Cuidamos dos Seniores. Na Área Sénior do Centro Social Paroquial do Campo Grande exercita-se o corpo nas Sessões de Movimento, o espírito, nos Momentos de Oração e a mente na Estimulação Cognitiva. Nas sessões de estimulação cognitiva, orientadas por neuropsicólogos, tem-se como objetivo prevenir a deterioração cognitiva, ativar, exercitar e estimular o cérebro e criar novas formas de funcionamento cerebral.
Nas sessões de movimento, orientadas por uma terapeuta ocupacional, realizam-se exercícios que ajudam os seniores a manter a funcionalidade e autonomia nas ocupações do dia-a-dia, a melhorar as capacidades motoras e proporcionam ainda momentos alegres de convívio. Os momentos de oração semanais são orientados por duas voluntárias, que em conjunto com os seniores rezam, refletem e vivem momentos de introspeção. 

Texto e imagem: Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

Festival Sopas & Sobremesas

Realizou-se no passado dia 8/12 a 3ª edição do Festival Sopas & Sobremesas da Paróquia da Amadora. Organizado pela Comunidade Juvenil da Amadora, surge em 2014 para angariar fundos para participação dos jovens na J.M.J.2016-Cracóvia. Esta iniciativa merece destaque pela generosidade dos participantes que gratuitamente confeccionam os pratos e pelo espírito fraterno com que todos aderem à iniciativa."

Texto e imagem: Júlia Costa (Paróquia da Amadora)

 

 

 

 

HOSPITALIDADE

Quando os refugiados não chegam, há quem decida partir e ir ao seu encontro, para aí ajudar no que for preciso. Hoje, já de regresso, a proximidade com as vitimas da guerra faz-se na paróquia.

Exemplar

OUSADIA

No final de mais um ano, esta rubrica propõe-lhe reflectir o passado e a não desistir dos seus sonhos, conferindo à vida verticalidade e beleza, evitando o precipicio individual e coletivo.

Oportunidade

PRIORIDADES

“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese de Lisboa.

Sinodo

MERCADO SOCIAL

Não há melhor lugar de encontro que o espaço público. É aqui que organizações e empresas se conhecem e estabelecem formas de cooperação com resultados surpreendentes.

Matches

 

OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

O que foi e o que quer continuar a ser a Cáritas em Portugal, guiada pela centralidade da Carta de Direitos Fundamentais.

60ANOS

JUNTOS PELA DIGNIDADE DE TODOS

A relação entre as organizações e empresas é cada vez mais importante no apoio às comunidades e suas necessidades. A cooperação, quando acontece, reposiciona o ser humano e a sua dignidade.

Cooperação

 

MAIS MISSÃO

A vida não pára no terreno diocesano. Responde diariamente aos desafios que a interpelam, procurando erradicar desiquilibrios e proporcionar a inclusão e o bem estar de todos, sem excepção.

Responder   

O MEU PROJETO SOCIAL

Nesta rubrica oferecemos-lhe alguns apontamentos sobre a ação da CDL realizada nestes últimos meses do ano. Aqui pode encontrar os destinatários que o seu banco de horas e recursos disponiveis tanto procuram. A CDL pode já ser em 2017 o seu projeto social.

Fratello2106

AFETO

O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto? Pura aridez, esterilidade.

Abraço

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386