Constituição Sinodal de Lisboa
A Constituição Sinodal é fruto da dinâmica sinodal querida e implementada no Patriarcado de Lisboa.
Com ela se procura dar resposta à exortação do Papa Francisco, dirigida à Igreja universal: a de abraçarmos «uma nova etapa evangelizadora».
Com a convocação do Sínodo Diocesano quis-se dar corpo à indicação do Romano Pontífice para se promoverem os diversos «organismos de participação propostos pelo Código de Direito Canónico», e de «ouvir a todos» no incremento eclesial de uma «comunhão dinâmica, aberta e missionaria».
A comemoração dos 300 anos da qualificação patriarcal dada à diocese de Lisboa ofereceu a ocasião para esta procura comum de caminhos novos, com vista a uma presença eclesial evangelizadora, capaz de responder aos desafios deste tempo.
Leia aqui a Constituição Sinodal de Lisboa
Texto: Padre Paulo Franco (Assistente Espiritual da Direção da CDL e pároco da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes - Parque das Nações); Imagem: Patriarcado de Lisboa
HOSPITALIDADE
Quando os refugiados não chegam, há quem decida partir e ir ao seu encontro, para aí ajudar no que for preciso. Hoje, já de regresso, a proximidade com as vitimas da guerra faz-se na paróquia.
OUSADIA
No final de mais um ano, esta rubrica propõe-lhe reflectir o passado e a não desistir dos seus sonhos, conferindo à vida verticalidade e beleza, evitando o precipicio individual e coletivo.
PRIORIDADES
“Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” – foi assim que o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, definiu as prioridades para a Diocese de Lisboa.
MERCADO SOCIAL
Não há melhor lugar de encontro que o espaço público. É aqui que organizações e empresas se conhecem e estabelecem formas de cooperação com resultados surpreendentes.
OUTRO MUNDO É POSSÍVEL
O que foi e o que quer continuar a ser a Cáritas em Portugal, guiada pela centralidade da Carta de Direitos Fundamentais.
JUNTOS PELA DIGNIDADE DE TODOS
A relação entre as organizações e empresas é cada vez mais importante no apoio às comunidades e suas necessidades. A cooperação, quando acontece, reposiciona o ser humano e a sua dignidade.
MAIS MISSÃO
A vida não pára no terreno diocesano. Responde diariamente aos desafios que a interpelam, procurando erradicar desiquilibrios e proporcionar a inclusão e o bem estar de todos, sem excepção.
O MEU PROJETO SOCIAL
Nesta rubrica oferecemos-lhe alguns apontamentos sobre a ação da CDL realizada nestes últimos meses do ano. Aqui pode encontrar os destinatários que o seu banco de horas e recursos disponiveis tanto procuram. A CDL pode já ser em 2017 o seu projeto social.
AFETO
O afeto por si só nada resolve, mas o que seria do exercício do Direito sem o afeto? Pura aridez, esterilidade.