Newsletter6

Novas perspetivas de futuro

Neste trimestre verificou-se um decréscimo de afluência de utentes à loja, como é habitual nos meses de verão. Ainda assim, foram feitos 60 atendimentos, correspondendo a agregados familiares de cerca de 140 pessoas. Oito utentes vieram pela primeira vez.

Neste período pudemos contar com a colaboração de um grupo de três estudantes franceses, de La Rochelle Business School, que vieram a Portugal para uma ação de voluntariado junto das várias valências da CDL. A sua ajuda foi preciosa para a escolha e arrumação dos brinquedos e livros doados à loja.

Em Setembro concretizou-se a aquisição pela CDL das instalações onde presentemente estão a funcionar a loja e o armazém. Congratulámo-nos com esta decisão porque estas instalações têm boas condições para podermos perspetivar futuramente outro tipo de atividades, com o apoio quer da Junta de Freguesia de Campolide, com que já encetamos contactos, quer da paróquia, que também já nos deu indicações de possível colaboração. Iremos ainda procurar parcerias com outras instituições que desenvolvam a sua ação nesta freguesia, no sentido de integrarmos uma rede de apoio social que, certamente, será benéfica, numa freguesia tão antiga, onde a população idosa e de baixos rendimentos é prevalecente.

Texto: Ana Amaral (Direção e voluntária CDL); fotografia: CDL e Gabriel Fernandes

O SONHO DE CHEGAR A TODOS

Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.

300 anos

NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO

Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.

Conheça-os

5 GRANDES MULHERES

"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"

Conheça-as.

IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

Leia +

TODOS CONVOCADOS A ORAR

A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.

Saiba +

REDE DE SERVIÇOS

Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.

Saiba +

 

A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS

Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.

Boa prática

CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA

As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.

Pontos altos

VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL

Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.

Clique aqui

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386