Newsletter6

Arraial da Família e o Novo Ano

Preparada e organizada para as famílias das crianças e funcionários da creche, a festa de final de ano teve lugar no dia 2 de Julho, no parque da creche. Com o formato de arraial pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Família acontece geralmente no fim-de-semana para que um maior número de familiares possa estar presente com as crianças. Ainda que o espaço seja conhecido, o ambiente de festa, com várias bancas por onde se podia circular, expressa, de uma outra maneira, o acolhimento, afeto, agradecimento e carinho que se nutre por todas elas. Este foi um excelente momento de alegria, de boa disposição e de partilha entre as famílias e as profissionais, que diariamente dão o seu melhor a cada uma das crianças que acolhem.

Em Agosto, num tempo de férias, as crianças das salas de 1 e 2 anos permanecem juntas o dia todo, e a grande maioria do tempo é passado no parque a brincar livremente.

No final do mês, a creche despediu-se dos três voluntários franceses, que não só ajudaram nas várias atividades, como fizeram rir toda a gente, e hoje são amigos da casa. Foram sem dúvida uma mais-valia para o sucesso da festa de final de ano.

Sem crianças nos primeiros cinco dias úteis de Setembro, a creche preparou-se para “receber” o novo ano letivo. Para além da limpeza do espaço, da preparação e restruturação de salas, dos materiais e documentos, a creche teve ainda dois momentos de formação: um em primeiros socorros e suporte básico de vida, dirigido pela Enfermeira Cecília e pelo Bombeiro Rui, e outro sobre a doutrina social da Igreja, conduzido pela Drª Inês, assistente social da CDL.

No dia 20 de Setembro, a Creche comemorou seis anos de existência e as crianças colaboraram na confeção de um bolo. Os mais gulosos provaram alguns ingredientes, os outros mexeram a massa com grande convicção… Ao lanche todos fizeram a festa!

A Creche esteve todo o dia enfeitada com balões verdes que fizeram “nascer” sorrisos nos lábios das crianças, quando, na hora da despedida, eram levados pela mão.

Texto e fotografia: Helena Veiga (Diretora técnica da Creche Caritas)

O SONHO DE CHEGAR A TODOS

Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.

300 anos

NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO

Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.

Conheça-os

5 GRANDES MULHERES

"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"

Conheça-as.

IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

Leia +

TODOS CONVOCADOS A ORAR

A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.

Saiba +

REDE DE SERVIÇOS

Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.

Saiba +

 

A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS

Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.

Boa prática

CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA

As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.

Pontos altos

VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL

Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.

Clique aqui

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386