Newsletter6

Claii de Cascais e a urgente proteção de migrantes e refugiados

A Cáritas Diocesana de Lisboa, através do CLAII Cascais, tem vindo a trabalhar no acolhimento e integração de imigrantes, desde há quase 8 anos, porque acredita que a integração se faz localmente, e numa lógica de proximidade.

O CLAII de Cascais realizou nos primeiros 6 meses deste ano cerca de 625 atendimentos a cidadãos imigrantes, provenientes de 14 países de todos os cantos do mundo (Europa, Ásia, África e América). Mais de metade destas pessoas recorre ao CLAII para apoio no processo de regularização da permanência em Portugal.

Dada a urgência e importância do tema, nesta edição da newsletter da CDL, o CLAII de Cascais partilha a nota que a Caritas Internationalis e o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) enviaram à imprensa, no dia 19 de Setembro de 2016

Cáritas apela à urgência na proteção de migrantes e refugiados.*

A Caritas Internationalis e o Serviço Jesuíta aos Refugiados apelaram a uma mudança concreta dentro das Nações Unidas e a um compromisso partilhado por todos os Estados e stakeholders públicos e privados para garantir que os migrantes e refugiados são protegidos.

Numa declaração de 19 de Setembro, antecipando-se à realização da primeira cimeira das Nações Unidas sobre migrantes e refugiados em Nova Iorque, as duas organizações internacionais reforçam que deve ser dada prioridade às pessoas que fogem de situações de guerra, perseguição e outros perigos, especialmente mulheres e crianças. Isso significa garantir o pleno respeito do direito internacional dos refugiados e dos direitos humanos em responder às necessidades dos migrantes e dos refugiados.

Segundo o secretário-geral da Caritas Internationalis, Michel Roy "O desafio da crise de solidariedade na resposta aos grandes movimentos de migrantes e refugiados é enorme e a comunidade internacional está a lutar para encontrar uma solução adequada a longo prazo. Mas este desafio apresenta uma oportunidade única para rever o sistema de ajuda humanitária, tal como está e re-imaginar um modelo para uma resposta internacional mais eficaz."

A guerra, a desigualdade, a pobreza, as alterações climáticas e a perseguição levaram mais pessoas a abandonar as suas casas do que em qualquer outro momento, desde a fundação da ONU, com mais de 65 milhões de pessoas deslocadas à força em todo o mundo. Isso inclui mais de 21 milhões de refugiados, três milhões de requerentes de asilo e mais de 40 milhões de pessoas deslocadas internamente. Isto faz da migração forçada um dos grandes desafios do nosso tempo. Muitas pessoas são exploradas e existem cada vez mais formas de exploração.

Os Estados têm de atender às necessidades de longo prazo dos migrantes e refugiados que vivem principalmente fora dos campos, apoiando meios de vida sustentáveis, através da formação profissional e do emprego, bem como a satisfação das necessidades básicas através da prestação de serviços sociais. A nível local e internacional, a luta contra o tráfico de seres humanos é uma prioridade tanto nos programas de emergência como em ações a longo prazo.

Assim, estas duas organizações internacionais, conjuntamente, apelam à comunidade internacional para partilhar a responsabilidade de fornecer proteção para aqueles que fogem de suas casas de forma a evitar que alguns países assumam por sua conta a maior parte dessa responsabilidade.

Tradução do inglês: Claii Cascais | Versão original em http://www.caritas.eu/news/urgent-international-call-to-protect-migrants-and-refugees

 

 

O SONHO DE CHEGAR A TODOS

Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.

300 anos

NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO

Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.

Conheça-os

5 GRANDES MULHERES

"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"

Conheça-as.

IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

Leia +

TODOS CONVOCADOS A ORAR

A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.

Saiba +

REDE DE SERVIÇOS

Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.

Saiba +

 

A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS

Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.

Boa prática

CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA

As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.

Pontos altos

VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL

Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.

Clique aqui

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386