Recolha de Material Escolar: a alegria de pais e crianças
Pelo terceiro ano consecutivo, no primeiro fim-de-semana do mês de setembro decorreu mais uma Campanha Nacional de Recolha de Material Escolar. Esta iniciativa promovida pelo Instituto de Apoio à Criança, em parceria com a Karingana wa Karingana e a Cáritas Portuguesa, com a colaboração da SONAE MC, destina-se a apoiar crianças de famílias com dificuldades económicas.
Desde o primeiro momento que as organizações e grupos socio-caritativos da Igreja de Lisboa, em especial da Vigararia de Sintra, aderiram a esta campanha em prol da salvaguarda do direito à educação e da igualdade de oportunidades das crianças em situação de pobreza.
A prossecução dos objetivos mencionados não seria possível sem um grande testemunho de cidadania dos muitos voluntários que disponibilizam tempo e recursos, muitas vezes próprios, para levarem a cabo a recolha dos materias em hipermercados e, posterirmente, a distribuição às crianças. Neste ano, na vigararia de Sintra, estiveram envolvidos, 96 voluntários distribuídos por quatro hipermercados do grupo SONAE no concelho de Sintra: Continente de Lourel; Continente da Tapada de Sintra; Continente do Cacém e Continente de Mem-Martins.
A solidariedade de cidadãos anónimos, empresas e outras entidades, permitiram ajudar 573 crianças em situação de pobreza na Vigararia de Sintra. A todas foi possível distribuir, no mínimo, um kit escolar básico com mochila e material de escrita (lápis, canetas, cadernos).
De uma forma direta, vimos estampado no rosto das crianças a alegria de receberem “coisas” novas para o novo ano. Também não nos passou despercebida a felicidade das famílias que já aguardam por esta campanha como meio de ajuda para suprir algumas necessidades básicas para a educação dos seus filhos.
A complexidade das estruturas geradoras de exclusão social exigem respostas, também elas, complexas de inclusão. Por isso, o trabalho em parceria e rede torna-se um instrumento imprescindível no cambate à pobreza e exclusão social. A Campanha Nacional de Recolha de Material Escolar é exemplo desta prática, que com o envolvimento de promotores, parceiros, colaboradores e patrocinadores, tornam a ajuda eficaz.
Texto e fotografia: Renato Gilberto (Assistente Social) | Paróquia de Rio de Mouro
O SONHO DE CHEGAR A TODOS
Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.
NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO
Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.
5 GRANDES MULHERES
"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"
IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA
“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”
TODOS CONVOCADOS A ORAR
A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.
REDE DE SERVIÇOS
Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.
A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS
Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.
CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA
As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.
VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL
Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.