Newsletter6

Parcerias que fazem a diferença no apoio à família

 

Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa

A exortação apostólica pós sinodal Amoris Laetitia pede que a Igreja apoie e reavive as famílias para que sejam cada vez mais fiéis à sua vocação. As famílias no nosso tempo estão sujeitas a erosão própria de uma sociedade que deixa pouco espaço e tempo à vida familiar. Assim a Exortação do Papa Francisco propõe que a família seja acompanhada, orientada através de conferências de especialistas sobre problemáticas muito concretas da vida familiar, centros de aconselhamento conjugal, consultas sobre diferentes situações familiares (dependências, infidelidade, violência familiar), espaços de espiritualidade, escolas de formação para pais com filhos problemáticos, assembleias familiares, entre tantas outras atividades que podem fortalecer a família. (cf. AL 229).

Fruto desta interpelação e de uma reflexão feita de há alguns anos a esta parte pela Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa e pela Caritas Diocesana de Lisboa, surge agora um novo projeto: Famílias comVida. Este projeto pretende criar uma rede de centros que ofereçam a todas as famílias, de forma próxima e direta, um espaço e um serviço de acolhimento, orientação, acompanhamento e encaminhamento no âmbito das questões da família, segundo os critérios cristãos de construção e cuidado da família e da sociedade.

O projeto Famílias comVida quer contar com o apoio das famílias, das paróquias, dos movimentos, das associações, institutos, sociedade civil e tantas outras obras que inspiradas pelos valores do Evangelho já trabalhem nestas áreas. Não quer ser uma resposta paralela a soluções que já existem, mas procura convergências, sinergias para que as famílias encontrem com facilidade ajuda aos desafios que enfrentam diariamente.

Texto: Pe Rui Pedro - Diretor da Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa

 

Olegário Fernades - Empresa Solidária

Famílias ComVida - Novo projecto da Caritas Diocesana de Lisboa, lançado no dia 5 de Setembro, é uma iniciativa de largo alcance, num momento conturbado em que as famílias são, cada vez mais, confrontadas com as resistências de uma Sociedade comodista, demasiado virada para o facilitismo.

É dever de todos nós contribuir mais, para a construção ou reconstrução de um mundo melhor, contrariando a corrente instalada, apostando na robustez do alicerce que representam as Famílias Cristãs.

É por tudo isto que a Olegário Fernandes se disponibilizou a colaborar nesta iniciativa da Caritas Diocesana de Lisboa.

Somos uma Empresa solidária, que mantém uma preocupação e uma Consciência Social, virada para a Sociedade que nos rodeia, intervindo e apoiando as Instituições que estão no terreno, que bem conhecem os problemas das pessoas e neste caso a problemática que representa a família no momento actual.

Texto: João Baeta - Administrador da Gráfica Olegário Fernandes

 

Podem contar connosco

É com muito gosto e entusiasmo pela missão pela Família que colaboramos neste projeto Famílias comVida que tem por base uma parceria da Caritas Diocesana de Lisboa com a Pastoral da Família de Lisboa, mas que espera e conta com a colaboração de Movimentos, Paróquias, Associações, pois quer construir redes.

Ficámos muito contentes com o desafio que o Padre Rui Pedro nos fez pois sentimos que este projeto faz mesmo falta às Famílias e à Igreja, por isso, não hesitámos em colaborar, eu mais presente por ter mais disponibilidade, o Pedro mais de retaguarda.

Sendo uma experiência de trabalho voluntário com a Caritas Diocesana de Lisboa em conjunto com a Pastoral Familiar de Lisboa, está a ser muito positiva pois as pessoas que estão na equipa do Famílias comVida são fáceis e abertas para trabalhar e muito comprometidas com a mesma missão da Família e para as famílias, e isso é muito bom e dá força!

Se o projeto tem como uma das dimensões o acolhimento, vivem-na bem pois eu senti-me acolhida, e nem sempre o trabalho de um voluntário que entra a meio de um projeto é tão bem recebido como foi aqui, só tenho que agradecer e dar graças a Deus.

Este projeto é uma alternativa aos serviços que já existem para as famílias, por causa deste fator diferenciador muito importante: permite aos casais e famílias encontrarem orientação e serviços de que precisam ao longo da sua vida de família, mas que têm como guia a verdade, os valores e os princípios da família cristã, e isso hoje em dia é muito difícil de encontrar. Por isso é que faz falta como dizia acima.

No que nos diz respeito, e depender de nós, podem contar connosco, com a nossa família, e com a Convergência para este projeto Famílias comVida.

E um grande bem-haja para quem teve a ousadia de pôr mãos à obra e dar o primeiro passo! Damos muitas graças a Deus e tudo confiamos à Sagrada Família de Nazaré!

Texto: Gena e Pedro Ricciardi

 

 

O SONHO DE CHEGAR A TODOS

Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.

300 anos

NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO

Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.

Conheça-os

5 GRANDES MULHERES

"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"

Conheça-as.

IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

Leia +

TODOS CONVOCADOS A ORAR

A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.

Saiba +

REDE DE SERVIÇOS

Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.

Saiba +

 

A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS

Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.

Boa prática

CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA

As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.

Pontos altos

VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL

Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.

Clique aqui

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386