Criar e fortalecer relações e contatos de proximidade
No 3º trimestre de 2016 o GAS deu formação em Doutrina Social da Igreja a funcionários dos Centros Sociais Paroquiais da Brandoa e de Alfornelos, com uma forte adesão e participação. Realizou-se também uma ação de formação sobre o mesmo tema para funcionários de várias valências da Cáritas Diocesana de Lisboa. Estas formações permitiram reforçar a identidade católica destas instituições e dos seus trabalhadores, a partir dos valores e princípios da Doutrina Social da Igreja que orientam a sua ação.
Neste período, o GAS realizou ainda mais de 465 atendimentos sociais, abrangendo mais de 200 pessoas. O trabalho em rede continua a ser a metodologia preferencial de atuação, conseguindo-se a melhor resposta possível para as famílias que recorrem à CDL, através da articulação e parceria com outras instituições sociais locais, Paróquias, Centros Sociais Paroquiais, Grupos de Ação Social organizados, com voluntários e profissionais.
Para além do atendimento e acompanhamento das situações sociais, o GAS participou durante este trimestre no desenvolvimento de outros projetos, nomeadamente na divulgação e articulação com as Paróquias aderentes à Campanha Karingana wa Karingana, de recolha de material escolar, na reestruturação do Projeto Famílias comVida e preparação da bênção do Projeto.
As Assistentes Sociais do GAS participaram ainda no Encontro Nacional de Pastoral Social que decorreu em Fátima de 13 a 15 de Setembro, sobre Ecologia Integral, a partir da Laudato Sí do Papa Francisco. Para além do aprofundamento do tema das jornadas, este encontro permitiu criar e fortalecer relações e contatos de proximidade com outros agentes de ação social, o que permite que o nosso trabalho se realize de uma forma mais eficaz.
Texto: Gabinete de Ação Social CDL (GAS); fotografia: Ecclesia e Arlindo Homem (Patriarcado)
O SONHO DE CHEGAR A TODOS
Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.
NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO
Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.
5 GRANDES MULHERES
"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"
IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA
“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”
TODOS CONVOCADOS A ORAR
A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.
REDE DE SERVIÇOS
Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.
A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS
Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.
CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA
As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.
VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL
Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.