“Vêm, Sê a Minha Luz” - de Santa Madre Teresa de Calcutá
Sinopse
Esta obra histórica, cuja edição portuguesa é prefaciada pelo Cardeal José Saraiva Martins, Prefeito para a Causa da Congregação da Causa dos Santos, revela-nos a vida espiritual de uma das mais importantes e mais amadas personagens religiosas da história.
Durante a sua vida de serviço aos mais pobres de entre os pobres, a Madre Teresa tornou-se um ícone de compaixão por pessoas de todas as religiões; a extraordinária contribuição que deu ao cuidado dos doentes, dos moribundos e de milhares de pessoas a quem ninguém se dispunha a prestar atenção foi reconhecida e aclamada em todo o mundo. Mas pouco se sabia acerca das suas batalhas interiores, ou das alturas a que chegou espiritualmente. Esta colectânea de escritos e reflexões suas, quase todos inéditos, permite-nos compreender a vida interior da Madre Teresa de uma forma que nos revela, pela primeira vez, a profundidade e a intensidade da solidão por que passou.
Esta obra, organizada e apresentada pelo Padre Brian Kolodiejchuck, M. C., que privou com a Madre Teresa durante vinte anos, e é o postulador da causa da sua canonização e o director do Centro Madre Teresa, reúne cartas por ela escritas, ao longo de várias décadas, aos seus directores espirituais. Comovente crónica do percurso espiritual da Madre Teresa - incluindo momentos, que foram anos, de total desolação - estas cartas revelam-nos os segredos que a Madre apenas partilhou com os seus confidentes mais íntimos.
Ficha técnica
ISBN: 9789896221225
Edição ou reimpressão: 02-2008
Editor: Alêtheia
Editores Idioma: Português
Dimensões: 160 x 241 x 34 mm
Páginas: 404
Fonte: Wook
Raduan Nassar - o escritor brasileiro, filho de libaneses
O Prémio Camões de 2016 foi atribuído por unanimidade ao escritor brasileiro Raduan Nassar, de 80 anos, filho de imigrantes libaneses. Raduan Nassar é o 12º brasileiro a receber o mais importante prémio literário destinado a autores de língua portuguesa. O júri sublinhou “a extraordinária qualidade da sua linguagem” e a “força poética da sua prosa”.
Apesar de ter apenas publicado três livros, os romances Lavoura Arcaica (1975) e Um Copo de Cólera (1978) e o livro de contos Menina a Caminho (1994), Raduan Nassar é há muito considerado pela crítica um dos grandes nomes da literatura brasileira, ao nível de um Guimarães Rosa ou de uma Clarice Lispector.
Este ano, Raduar Nassar foi um dos 13 escritores escolhidos para a longlist do Man Booker International Prize, com a tradução inglesa de Um Copo de Cólera, mas não chegou à lista de seis finalistas, que incluiu o angolano José Eduardo Agualusa.
Raduan Nassar começou a ser publicado em Portugal em 1998. As suas três obras constituem um disponível e perfeito encontro com ele.
Fonte: Wikipédia e jornal Público
“Snowden” - O novo filme de Oliver Stone
Esteve para chegar às salas no ano passado, mas só acabou por acontecer este ano. “Snowden” estreou recentemente, para contar em filme a história verdadeira do militar feito funcionário da CIA e que revelou informações confidenciais sobre a NSA, a agência de segurança nacional nos EUA. Os dados que Edward Snowden tornou públicos estavam relacionados com ações de vigilância operadas pela NSA em todo o mundo.
Joseph Gordon-Levitt é o protagonista do filme realizado por Oliver Stone, que segue Snowden enquanto militar frustrado, génio da informático e eterno assombrado com teorias (às vezes concretas) da conspiração.
O argumento de “Snowden” foi baseado na história publicada pelo jornal inglês The Guardian, “The Snowden Files” (do jornalista Luke Harding) e também no livro Time of the Octopus, thriller sobre um espião que revela segredos de segurança, escrito por Anatoly Kucherena, advogado de Sowden.
Do elenco do filme fazem parte Melissa Leo, que interpreta da realizadora Laura Poitras (autora do documentário Citizenfour), Tom Wilkinson como Ewen MacAskill, e jornalista do Guardian, Zachary Quinto no papel do jornalista e advogado Glenn Greenwald (além de Rhys Ifans, Nicolas Cage e Shailene Woodley)
No twitter, o próprio Edward Snowden escreveu que “pelo menos durante dois minutos e 39 segundos, toda a gente na NSA parou de trabalhar”.
Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=QlSAiI3xMh4
Novo single, "The veil", do músico britânico Peter Gabriel, integra a banda sonora do filme.
Fonte: Observador.pt (Tiago Pereira)
O SONHO DE CHEGAR A TODOS
Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.
NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO
Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.
5 GRANDES MULHERES
"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"
IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA
“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”
TODOS CONVOCADOS A ORAR
A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.
REDE DE SERVIÇOS
Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.
A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS
Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.
CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA
As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.
VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL
Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.