Newsletter6

Patriarcado de Lisboa: 300 anos de uma missão que continua

A comemoração dos 300 anos da qualificação patriarcal da Diocese de Lisboa vai marcar o primeiro semestre do ano pastoral 2016/2017. Os eventos, e em especial, a ultima etapa do Sínodo Diocesano, vão procurar responder ao “que significa continuar hoje a missão”, tornando presente a justificação do “empenho na propagação da fé” a que o Papa Clemente XI fez referência na bula de proclamação da qualificação Patriarcal.

A caminhada sinodal, iniciada em 2014, com o tema “O sonho missionário de chegar a todos”, registou uma importante e significativa adesão das diferentes realidades diocesanas que trabalharam e ensaiaram propostas, com base na leitura e reflexão da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

Este é o tempo de, a partir das contribuições enviadas, responder ao desafio do Papa, inaugurando «uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria [do Evangelho] e indicar caminhos para a Igreja nos próximos anos» (EG, 1), que conta “mais do que nunca, com o papel das famílias na sociedade e na Igreja”, tal como recordou o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, na apresentação do Programa e Calendário 2016/2017.

Em Lisboa, serão vários os acontecimentos que, com uma forte dimensão pastoral, vão marcar esta efeméride: Encontro dos Núcleos de Estudantes Católicos (15 de outubro); Congresso das Associações Profissionais Católicas ( 5 novembro); Musical “A alegria do Evangelho” (18 e 19 de novembro); Concerto (24 e 25 de novembro); para além de um colóquio sobre “Os Bispos de Lisboa”, uma exposição sobre os três séculos de Patriarcado, e a publicação das cartas pastorais dos Patriarcas de Lisboa – estes últimos em datas a anunciar.

Texto e Fotografia: Filipe Teixeira (Comunicação Patriarcado)

 

A Quinta do Castelo dos Missinários da Consolata  

A Quinta do Castelo (Agualva-Cacém) dos Missionários da Consolata começou por ser seminário. Durante a década de 1980 tornou-se também centro de animação missionária, e local de encontro dos grupos da Consolata. A decisão de abrir as portas à Comunidade local levou à implementaçaõ e desenvolvimento de vários projetos com objetivos de natureza espiritual, social, comunitária e missionária.

A Quinta reinicia o processo formativo em outubro de 2015. Hoje, a CAF (Comunidade Apostólica Formativa) é uma comunidade virada para a formação de jovens missionários da Consolata. Neste momento tem cinco seminaristas de cinco nacionalidades: Brasil, Colômbia, Quénia, Uganda e Tanzânia. É objectivo do caminho formativo preparar os jovens missionários para as exigências da sociedade atual. A inclusão de todos, para que todos possam viver como família, é caracteristica fundamental da comunidade formativa.

A Quinta do Castelo integra o Centro Missionário Padre Paulino. É através dele que o encontro se faz com a Missão dos Missionários da Consolata em Portugal e no Mundo inteiro.

São seus objetivos:

- Dinamizar as atividades da Quinta para que se torne um espaço pessoal e comunitário de reflexão e ação em prol das missões;

- Criar e potenciar iniciativas de caráter pastoral com as paróquias, escuteiros e outros grupos que queiram aprofundar a fé com a Consolata;

- Proporcionar a todas as pessoas que interagem na Quinta uma vivência real da comunidade cristã e missionária;

- Definir e implementar temas missionários, integrando os diversos lugares e desenvolvendo atividades que promovam a relação e a integração;

- Promover atividades de âmbito religioso, social, ambiental, agrícola, pecuário e florestal.

Para além de estar inserida neste Centro, a comunidade formativa interage também com a pastoral desenvolvida no Bairro do Zambujal e nas paróquias de São Marcos e Algueirão.

Texto e fotografia: Pe. Bernard Obiero (Missionário da Consolata)

 

Mudar de imagem, mas não mudar de atitude

A imagem é sem dúvida um cartão-de-visita nesta nossa sociedade. A imagem é importante sim, mais ainda se essa imagem não defraudar o conteúdo.

Os Samaritanos nasceram e cresceram associados a uma imagem leve simples. Caracteriza sim o nosso trabalho, mas sentimos falta de mais, até porque o nosso trabalho passou a juntar à forma leve e simples como a fazemos, uma responsabilidade acrescida, não só pelo número de pessoas que apoiamos, como pela ligação à nossa igreja que tanta gente tem acolhido e ainda pelo facto de termos ser sido incluídos numa “família” que faz e promove o bem - Cáritas.

Temos assim o prazer de apresentar a nossa nova imagem.

Texto: Luísa Pardal - Grupo Samaritanos da Falagueira - Cáritas Paroquial

 

Jovens da paróquia de São Marcos arregaçam mangas…

São Marcos (Agualva-Cacém) foi constituída paróquia em 2001. Os seus serviços pastorais e sociais têm crescido desde então.

O grupo de jovens de São Marcos é constituído por 15 jovens e liderado pela Cátia Pinto e Soraia Marina. Depois que viram a sua fé confirmada, arregaçaram mangas, e em 2012 começaram a oferecer lanches e pequenos-almoços aos meninos da catequese, distribuindo pão com manteiga, fruta e pacotes de leite, com a ajuda dos catequistas, coordenados por Maria Manuel, Maria João Mendes, Carla Moreira e Sandra Bernardino. "Dar mais a quem precisa" (nome dado ao projeto pelos jovens) começou por oferecer o lanche apenas aos meninos com mais dificuldades económicas, pois muitos vinham para as suas sessões de catequese sem comer. Atualmente, todos os meninos da catequese recebem a sua pequena merenda. E como nada se faz sem trabalho, os jovens e catequistas arranjaram maneira de angariar fundos para comprar estes alimentos, através da venda de artesanato, de bolos à porta da igreja, da organização de festas na freguesia e da angariação de fundos em Lisboa. Esta equipa tem sido muito bem vista pela comunidade local, pelo trabalho que tem realizado com esta ação de solidariedade.

Este projeto agora é orientado pelo novo Pároco da Paróquia, Padre Alceu Agarez.

Texto e fotografia: João Medeiros e Mariana Baptista - Membros do grupo de jovens da paróquia de São Marcos

 

Um ano ao serviço de quem mais precisa

Ajudamos crianças a crescer. Ao longo deste ano, no Jardim de Infância, foram dinamizados dois ateliês que complementam o projeto pedagógico, orientados por uma psicóloga.

- “Colecionador de Emoções”: a partir de histórias, jogos e conversas, as crianças adquirem uma maior consciência emocional.

- “Cócegas às Ideias”: estimula as crianças a adquirir pensamento autónomo e crítico, também a partir de histórias, jogos e conversas.

Estes ateliers tiveram impacto na consciência emocional e relacional de todas as crianças que os integram, e reconhecimento por parte dos pais e educadores.

Apoiamos os jovens. A Juventude da área de Intervenção Sociopedagógica juntou-se e arregaçou mangas num trabalho de requalificação dos muros do Clube Jovens. Depois de uma pequena ação de angariação de fundos, para conseguirem adquirir material, uma venda de objetos construídos pelos juniores e jovens deu início ao trabalho. O resultado está à vista de todos e pode ser admirado, e contribuiu certamente para o bem-estar dos nossos juniores e jovens que usufruem do espaço do Clube. Bem-haja!

Cuidamos dos Seniores. Na área Sénior do Centro Social Paroquial do Campo Grande exercita-se o corpo nas Sessões de Movimento, o espírito, nos Momentos de Oração e a mente na Estimulação Cognitiva.

Nas sessões de estimulação cognitiva, orientadas por neuropsicólogos, tem-se como objetivo prevenir a deterioração cognitiva, ativar, exercitar e estimular o cérebro e criar novas formas de funcionamento cerebral.

Nas sessões de movimento, orientadas por uma terapeuta ocupacional, realizam-se exercícios que ajudam os seniores a manter a funcionalidade e autonomia nas ocupações do dia-a-dia, a melhorar as capacidades motoras, e proporcionam ainda momentos alegres de convívio.

Os momentos de oração semanais são orientados por duas voluntárias, que em conjunto com os seniores rezam, refletem e vivem momentos de introspeção.

Texto e Fotografia: Susana Gomes - Centro Social e Paroquial do Campo Grande

 

O SONHO DE CHEGAR A TODOS

Viajamos por lugares da diocese de Lisboa, paróquias, centros sociais, falamos de jovens, seminaristas, idosos, samaritanos, e até de uma quinta, e destacamos a qualificação patriarcal da diocese.

300 anos

NO CAIR DAS FOLHAS DO OUTONO

Uma crónica do percurso espiritual de uma extraordinária santa, a força poética de um escritor premiado e a história de um militar feito funcionário da CIA.

Conheça-os

5 GRANDES MULHERES

"Havia sempre muita loiça para lavar manualmente, muitos frangos para preparar, limpezas, arrumações... Que desafio trabalhar numa cozinha onde niguém sabe inglês, ou francês, ou qualquer outra língua que não seja árabe!"

Conheça-as.

IGREJA EM SAíDA - MISSIONÁRIA

“Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, do que uma Igreja enferma pela oclusão e pela comodidade de se agarrar às próprias seguranças.”

Leia +

TODOS CONVOCADOS A ORAR

A Cáritas não desiste da paz na Síria, e acredita que onde a politica tantas vezes fracassa, a força da fé e oração pode conseguir transformar conflitos em comunhão, e pôr fim à guerra.

Saiba +

REDE DE SERVIÇOS

Com o apoio de empresas e outras entidades, a Cáritas de Lisboa e a Pastoral Familiar do Patriarcado desejam ser hoje o alicerce de uma rede alargada de serviços a favor da família.

Saiba +

 

A ALEGRIA DE PAIS E CRIANÇAS

Com o fim do verão e o início um novo ano escolar, as famílias mais carenciadas chegam a desesperar por não conseguirem equipar devidamente os filhos para a escola. Os custos com os livros e material escolar são sempre enormes, e por isso todo o apoio é bem vindo.

Boa prática

CREDIBILIDADE E EXIGÊNCIA

As famílias da diocese têm hoje um novo apoio, Famílias comVida, um projeto com sede em Carnide, criado em parceria pela CDL (organização recentemente certificada pela Apcer) e pela Pastorial da Família do Patriarcado.

Pontos altos

VIAGEM DE CLIQUES PELA CDL

Entre nesta viagem de cliques e conheça com algum detalhe o que ocupou a CDL neste penúltimo trimestre de 2016. O Verão também foi de férias, mas a casa esteve sempre repleta de tantas e alegres iniciativas, e os jovens voluntários, nacionais e estrangeiros, brilharam como sempre.

Clique aqui

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386