Newsletter3

Atravessar a Porta Santa é adoptar a misericórdia do Bom Samaritano

“Entrar por aquela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. É Ele que nos procura, é Ele que nos vem ao encontro. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia. Que grande injustiça fazemos a Deus e à sua graça, quando se afirma, em primeiro lugar, que os pecados são punidos pelo seu julgamento, sem antepor, diversamente, que são perdoados pela sua misericórdia (cf. Santo Agostinho, De praedestinatione sanctorum 12, 24)! E assim é verdadeiramente. Devemos antepor a misericórdia ao julgamento e, em todo o caso, o julgamento de Deus será sempre feito à luz da sua misericórdia. Por isso, oxalá o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor, de ternura. Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma.”

“Aqui em Roma e em todas as dioceses do mundo, ao cruzar a Porta Santa, queremos também recordar outra porta que, há cinquenta anos, os Padres do Concílio Vaticano II escancararam ao mundo. Esta efeméride não pode lembrar apenas a riqueza dos documentos emanados, que permitem verificar até aos nossos dias o grande progresso que se realizou na fé. Mas o Concílio foi também, e primariamente, um encontro; um verdadeiro encontro entre a Igreja e os homens do nosso tempo. Um encontro marcado pela força do Espírito que impelia a sua Igreja a sair dos baixios que por muitos anos a mantiveram fechada em si mesma, para retomar com entusiasmo o caminho missionário. Era a retomada de um percurso para ir ao encontro de cada homem no lugar onde vive: na sua cidade, na sua casa, no local de trabalho... em qualquer lugar onde houver uma pessoa, a Igreja é chamada a ir lá ter com ela, para lhe levar a alegria do Evangelho e levar a Misericórdia e o perdão de Deus. Trata-se, pois, de um impulso missionário que, depois destas décadas, retomamos com a mesma força e o mesmo entusiasmo. O Jubileu exorta-nos a esta abertura e obriga-nos a não transcurar o espírito que surgiu do Vaticano II, o do Samaritano, como recordou o Beato Paulo VI na conclusão do Concílio. Atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adoptar a misericórdia do bom samaritano.”

Sobre o Jubileu da Misericórdia consulte o site: http://www.iubilaeummisericordiae.va/content/gdm/pt.html

Texto: Excertos da homilia do Para Francisco (Eucaristia e abertura da Porta Santa - 8 de Dezembro 2015)

 

CASA DA ALEGRIA

A alegria desta casa é um autêntico milagre - não fossem estas pessoas, os africanos pobres que o triste e opulento mundo ocidental viu sempre sorrir de forma surpreendente.

Conheça-a.

MUITO ENVOLVENTE E MARCANTE PARA MIM

Trabalhei como voluntária no Lar da Bafureira. O meu voluntariado baseava-se em realizar quinzenalmente, com um grupo restrito de idosos, sessões de desenvolvimento humano através das artes expressivas.

Saiba mais.

O SONHO DE UM TABLET

O pequeno Paulo Alexandre sonhava em ter um tablet para se entreter e cultivar enquanto faz tratamentos no IPO.

Acha que o sonho se tornou realidade?

Saiba aqui.

CÁRITAS PORTUGUESA NO LÍBANO

No Líbano, a Cáritas Portuguesa vai apoiar sírios, iraquianos e libaneses, num total de 930 pessoas que estão no local há 4 anos. A intervenção terá a duração de seis meses (de Janeiro a Junho 2016), e um custo estimado de 100 mil euros. 

Saiba mais.

BREVES DA DIOCESE

Um livro que torna vivas as recordações, uma loja cheia de sorrisos e uma mercearia que não desiste do dieito à alimentação.

Saiba mais.

UM FILME, UM LIVRO, UMA EXPOSIÇÃO

De toda a riqueza cultural de 2015, aqui ficam três propostas de grande relevo.

Conheça-as.

 

... E PAZ NA TERRA

Mesmo nos serviços em que sua continuidade se afigura ilusoriamente permanente, a realidade é descontínua, surpreendentemente outra. Esta é de facto a dinâmica de uma organização que manifesta na sua ação a força criadora do nome-pessoa da qual nasce: Jesus de Nazaré.

2015

 

CÁRITAS VAI AO ENCONTRO
Sair, sair, sair, indo sempre ao encontro da vigararia, paróquia, Cáritas local, voluntário... da pessoa ou família mais vulnerável e necessitada.

Saiba mais.

ATRAVESSAR A PORTA SANTA

"Atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adoptar a misericórdia do bom samaritano.”

Atravesse aqui.

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386