Newsletter3

PAR Linha da Frente - Projeto da Cáritas Portuguesa

          Assistência a refugiados vulneráveis no vale de Beqaa Líbano

 

“À globalização do fenómeno migratório é preciso responder com a globalização da caridade e da cooperação, a fim de se humanizar as condições dos migrantes. Ao mesmo tempo, é preciso intensificar os esforços para criar as condições aptas a garantirem uma progressiva diminuição das razões que impelem populações inteiras a deixar a sua terra natal devido a guerras e carestias, sucedendo muitas vezes que uma é causa da outra”

Papa Francisco, Setembro 2015

Cáritas no mundo

A Caritas Intenationalis é uma confederação mundial de 160 Cáritas nacionais que atua através das comunidades locais. É um serviço da Igreja que dá uma atenção especial aos mais vulneráveis e excluídos, independentemente da raça, religião, ou opção política.

 

Cáritas e os refugiados

A Cáritas tem uma intervenção permanente em diversas partes do mundo, através de programas de ajuda humanitária e de emergência, em particular no Médio Oriente, no Norte de África (MONA) e na “rota dos Balcãs”.

No último ano, os diversos programas na região MONA chegaram a mais de 4 milhões de pessoas, com um orçamento global de 100 milhões de euros. A Cáritas Portuguesa tem contribuído para estas iniciativas.

A Cáritas exerce também uma ação de influência política junto da União Europeia, governos e outras entidades.

 

Intervenção no Líbano

Impossibilitada de desenvolver um projeto na Síria, emergindo como alternativa a Turquia, Jordânia, Egito e Líbano, a Cáritas Portuguesa opta pelo Líbano.

O Líbano tem uma população de 4 milhões e meio de habitantes, aos quais se somam 300 mil migrantes, 1 milhão e 200 mil refugiados registados e cerca de 300 mil não registados. Tem 375 km de fronteira com a Síria, uma boa parte sem barreiras e com pouco controlo. Aqui, a Cáritas do Líbano apoia, anualmente, cerca de 700 000 pessoas nos seus diversos projetos.  

No Líbano, a Cáritas Portuguesa vai apoiar sírios, iraquianos e libaneses, num total de 930 pessoas que estão no local há 4 anos. A identificação dos destinatários é feita de acordo com os critérios de vulnerabilidade aferidos e conforme o acompanhamento social feito pela Cáritas do Líbano.

750 pessoas (150 famílias) serão apoiadas com vouchers alimentares e produtos de higiene; 120 pessoas terão acesso a cuidados de saúde primários através dos serviços médicos da Cáritas; 60 pessoas terão apoio a cuidados de saúde secundários.

A intervenção é complementar a outras ações da Cáritas do Líbano, agências das Nações Unidas e outros parceiros, terá a duração de seis meses (de Janeiro a Junho 2016), e um custo estimado de 100 mil euros.

Texto e fotografia: Cáritas Portuguesa com adaptação CDL

CASA DA ALEGRIA

A alegria desta casa é um autêntico milagre - não fossem estas pessoas, os africanos pobres que o triste e opulento mundo ocidental viu sempre sorrir de forma surpreendente.

Conheça-a.

MUITO ENVOLVENTE E MARCANTE PARA MIM

Trabalhei como voluntária no Lar da Bafureira. O meu voluntariado baseava-se em realizar quinzenalmente, com um grupo restrito de idosos, sessões de desenvolvimento humano através das artes expressivas.

Saiba mais.

O SONHO DE UM TABLET

O pequeno Paulo Alexandre sonhava em ter um tablet para se entreter e cultivar enquanto faz tratamentos no IPO.

Acha que o sonho se tornou realidade?

Saiba aqui.

CÁRITAS PORTUGUESA NO LÍBANO

No Líbano, a Cáritas Portuguesa vai apoiar sírios, iraquianos e libaneses, num total de 930 pessoas que estão no local há 4 anos. A intervenção terá a duração de seis meses (de Janeiro a Junho 2016), e um custo estimado de 100 mil euros. 

Saiba mais.

BREVES DA DIOCESE

Um livro que torna vivas as recordações, uma loja cheia de sorrisos e uma mercearia que não desiste do dieito à alimentação.

Saiba mais.

UM FILME, UM LIVRO, UMA EXPOSIÇÃO

De toda a riqueza cultural de 2015, aqui ficam três propostas de grande relevo.

Conheça-as.

 

... E PAZ NA TERRA

Mesmo nos serviços em que sua continuidade se afigura ilusoriamente permanente, a realidade é descontínua, surpreendentemente outra. Esta é de facto a dinâmica de uma organização que manifesta na sua ação a força criadora do nome-pessoa da qual nasce: Jesus de Nazaré.

2015

 

CÁRITAS VAI AO ENCONTRO
Sair, sair, sair, indo sempre ao encontro da vigararia, paróquia, Cáritas local, voluntário... da pessoa ou família mais vulnerável e necessitada.

Saiba mais.

ATRAVESSAR A PORTA SANTA

"Atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adoptar a misericórdia do bom samaritano.”

Atravesse aqui.

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386