Newsletter3

Muito envolvente e marcante para mim

Trabalhei como voluntária no lar da Bafureira. O meu voluntariado baseava-se em realizar quinzenalmente, com um grupo restrito de idosos, sessões de desenvolvimento humano através das artes expressivas.

Ao longo das sessões, propus diversas atividades que fossem de encontro às necessidades do grupo, recorrendo às diferentes formas de expressão (movimento/dança, expressão plástica, expressão musical e dramática), estando todas elas interligadas, permitido assim facilitar o acesso ao inconsciente de cada um.

E foi desta forma intermodal que foram expressando sentimentos, partilhando experiências e memórias, tomando consciência, desenvolvendo a autoestima e criando a partir dos diálogos interiores de cada um.

Foi muito envolvente e marcante para mim trabalhar com este grupo de pessoas que, apesar das suas idades avançadas, se entregaram plenamente ao que lhes era proposto. Demonstraram um grande afeto uns pelos outros, pois o cuidar do próximo estava sempre presente.

Os momentos vivenciados foram passados num ambiente de afeto e de respeito, onde estes seres humanos, muito especiais, demonstraram a sua riqueza interior e a sua capacidade para amar e criar.

Estou eternamente grata por esta experiência inesquecível!

Até breve!

Texto: Ana Rita Sánchez; fotografia: CDL

CASA DA ALEGRIA

A alegria desta casa é um autêntico milagre - não fossem estas pessoas, os africanos pobres que o triste e opulento mundo ocidental viu sempre sorrir de forma surpreendente.

Conheça-a.

MUITO ENVOLVENTE E MARCANTE PARA MIM

Trabalhei como voluntária no Lar da Bafureira. O meu voluntariado baseava-se em realizar quinzenalmente, com um grupo restrito de idosos, sessões de desenvolvimento humano através das artes expressivas.

O SONHO DE UM TABLET

O pequeno Paulo Alexandre sonhava em ter um tablet para se entreter e cultivar enquanto faz tratamentos no IPO.

Acha que o sonho se tornou realidade?

Saiba aqui.

CÁRITAS PORTUGUESA NO LÍBANO

No Líbano, a Cáritas Portuguesa vai apoiar sírios, iraquianos e libaneses, num total de 930 pessoas que estão no local há 4 anos. A intervenção terá a duração de seis meses (de Janeiro a Junho 2016), e um custo estimado de 100 mil euros.

BREVES DA DIOCESE

Um livro que torna vivas as recordações, uma loja cheia de sorrisos e uma mercearia que não desiste do dieito à alimentação.

UM FILME, UM LIVRO, UMA EXPOSIÇÃO

De toda a riqueza cultural de 2015, aqui ficam três propostas de grande relevo.

Conheça-as.

... E PAZ NA TERRA

Mesmo nos serviços em que sua continuidade se afigura ilusoriamente permanente, a realidade é descontínua, surpreendentemente outra. Esta é de facto a dinâmica de uma organização que manifesta na sua ação a força criadora do nome-pessoa da qual nasce: Jesus de Nazaré.

CÁRITAS VAI AO ENCONTRO
Sair, sair, sair, indo sempre ao encontro da vigararia, paróquia, Cáritas local, voluntário... da pessoa ou família mais vulnerável e necessitada.

ATRAVESSAR A PORTA SANTA

"Atravessar hoje a Porta Santa compromete-nos a adoptar a misericórdia do bom samaritano.”

Atravesse aqui.

Cáritas Diocesana de Lisboa