Newsletter1

 

 O tempo não falta a quem dá com alma

Um dia, há cerca de mais ou menos 10 anos, vi-me forçada a pedir forças a Deus para superar uma determinada situação da minha vida. Nas minhas preces percebi que, se estava a pedir, teria que dar algo em troca. Nesse momento surgiu o voluntariado.

Não foi necessário pensar muito, nem procurar o que fazer. O Pai tratou de tudo, e num fim de tarde a coordenadora da catequese da minha paróquia encontrou-me e perguntou se não estaria disponível para ajudar a dar catequese. Foi o princípio. A partir desse dia percebi que eu era EFECTIVAMENTE muito mais feliz e realizada por fazer algo desinteressadamente pelos outros.

Comecei por dar apoio na catequese com um grupo que ainda mantenho, os ABBA Jovens do Pai. Passados uns tempos também foi necessário dar uma mão aos escuteiros, tendo-me depois tornado dirigente do CNE em 26 Junho de 2010, numa entrega que honro e vivo activamente.

Mantendo sempre acesa a paixão por ajudar quem precisa, comecei a participar no grupo sócio-caritativo da minha paróquia com quem foi possível construir uma resposta mais consistente e estruturada de apoio alimentar. Foi quando, em 2013, comecei a sonhar com a implementação de um Núcleo Refood em Alfragide, que viria a ser inaugurado a 23 Junho 2014.

Hoje pode dizer-se que sou uma voluntária activista, com acumulação de “cargos”: animadora do Grupo de Jovens, escuteira “Sempre Alerta para Servir”, elemento da equipa de Liderança e Equipa de Beneficiários da Refood Alfragide. Algumas pessoas perguntam-me como é que tenho tempo, sendo minha resposta que o tempo não falta a quem dá com alma.

Há algo em mim que me move para a solidariedade, para a ajuda desprendida. O meu lema? “Servir sempre a sorrir”. A minha inspiração? Deus e os seus muitos discípulos. Não me canso, ou pelo menos, não me sinto cansada. Sinto-me FELIZ!

O meu dia vale sempre mais quando consigo mais gente feliz e com as suas necessidades supridas.

Carla Gonçalves

 

E A VERDADE SE FAZ CÁRITAS

É sempre muito o Bem que se faz a favor de quem sofre no seu corpo as mais variadas assimetrias socioeconómicas e também de outro tipo. 
Ler mais

Universo Cáritas

INTOCÁVEIS NO NEPAL

Quase toda a gente no Nepal luta ainda - três meses após o pior terremoto dos últimos 80 anos (de magnitude 7,8 na escala de Richter), que matou milhares de pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados. 
Conheça-os

ÂNCORAS
Uma boa prática no acolhimento e integração de imigrantes em Cascais
Saiba mais

SUGESTÕES DE LEITURA
Descubra os livros

GRÁFICA OLEGÁRIO FERNANDES

Até há bem pouco tempo, a gráfica Olegário Fernandes era totalmente desconhecida da Cáritas Diocesana de Lisboa. É a impressão de um tríptico sobre a actividade da Cáritas de Lisboa que faz acontecer o encontro.
Saiba mais

SOLIDARIEDADE, CAMINHADAS, SABORES, VOZES E GUITARRAS DA DIOCESE DE LISBOA

Conheça cada uma

CÁRITAS DIOCESANA DE LISBOA

Um semestre amigo do ambiente e sem mãos a medir no apoio aos idosos, crianças, famílias, voluntários, Cáritas Paroquiais, Grupos Paroquiais de Acção Social, imigrantes de Cascais... 

Saiba mais

O TEMPO NÃO FALTA A QUEM DÁ COM ALMA

Hoje pode dizer-se que sou uma voluntária activista, com acumulação de “cargos”: animadora do Grupo de Jovens, escuteira “Sempre Alerta para Servir”, elemento da equipa de Liderança e Equipa de Beneficiários da Re-food Alfragide. 

Conheça a voluntária

AMOR CIVIL E POLÍTICO

O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as accões que procuram construir um mundo melhor. 

Leia mais

Cáritas Diocesana de Lisboa
Av. Sidónio Pais, 20, 5 Drt
1050-215 Lisboa
Email: geral@caritaslisboa.pt
Telefone: 213 573 386