A gráfica Olegário Fernandes colabora com a Cáritas de Lisboa
UMA EMPRESA DE PESSOAS SOLIDÁRIAS E CONVICÇÕES CRISTÃS
Até há bem pouco tempo, a gráfica Olegário Fernandes era totalmente desconhecida da Cáritas Diocesana de Lisboa. É a impressão de um tríptico sobre a actividade da Cáritas de Lisboa que faz acontecer o encontro.
Tinham sido algumas as gráficas contactas, a quem se tinha colocado o desafio de colaborarem com a Cáritas oferecendo a impressão do trabalho. Mas a maioria nem respondeu, com uma ou outra a enviar valores de impressão com preços mais reduzidos. Apenas a Olegário Fernandes o fez prontamente, sem que precisasse de esclarecer dúvidas ou obter respostas. À Cáritas pediu unicamente algum tempo de espera de forma a não interromper o planeamento e desenvolvimento de trabalhos em curso.
Infelizmente, os efeitos da crise ainda se vão sentir por muito tempo, o que significa que as dificuldades de muitas empresas estão ainda muito longe de se verem superadas. Por isso, os nãos a pedidos de colaboração não surpreendem e são perfeitamente legítimos. Neste contexto, o que surpreende de facto são os sims, sobretudo quando alguém teria todas as razões para justificar o seu não.
Mas a Olegário Fernandes não é uma gráfica qualquer. Como diz o seu acionista maioritário, João Baeta, a “Empresa é fruto de gente com formação solidária, atenta aos problemas sociais que se vivem no país, mas também com formação e convicções cristãs.” Por isso, “sempre que é viável respondemos a solicitações idênticas, porque acreditamos nos valores da solidariedade e do amor ao próximo.”
Fundada em 1922, em Lisboa, a gráfica (actualmente com cerca de 100 colaboradores), tem por princípio garantir elevados padrões de qualidade e competitividade aos clientes com quem estabelece relações e parcerias duradouras e de confiança.
E o que se tornou surpreendentemente notável foi precisamente o facto da Olegário Fernandes ter cuidado da relação pro bono com a Cáritas como se de um normal cliente se tratasse. A Olegário não só brindou a Cáritas com o melhor da sua impressão e papel, como se excedeu no número de cópias solicitadas, fazendo também ela a entrega do trabalho na sede da Cáritas em Lisboa.
Questionado sobre o que pensa da Responsabilidade Social das Empresas, João Baeta sustem que esta é de “extrema importância para uma sociedade que se pretende e deve ser solidária com aqueles que menos tem, e que em colaboração pode chegar onde a ajuda é mais necessária.”
Especializada na produção de caixas em cartolina, etiquetas autoadesivas, bulas, rótulos em papel e em filme, a Olegário Fernandes distingue-se pela inovação e criatividade que confere ao mercado da embalagem. Hoje é também colaboradora da Cáritas de Lisboa, o que significa que não só está presente como integra a acção social da Cáritas, conferindo-lhe maior qualidade e eficiência no apoio às famílias e pessoas da diocese de Lisboa.
Nas palavras de João Baeta, terminado o período de “mudanças internas”, a Olegário estará disponível para “aprofundar esta colaboração” e trabalhar um “compromisso mais alargado” com a Cáritas de Lisboa.
Nestes termos, este é apenas o início de uma relação de que a Cáritas já se orgulha muito e muito agradece, uma colaboração que se deseja com impacto muito positivo na vida de pessoas com maiores dificuldades.
Saiba mais sobre
Olegário Fernandes – Artes Gráficas, S. A.
Tel.: + 351 21 432 8140
email: dep.comercial@olegario-fernandes.pt
www.olegariofernandes.pt
E A VERDADE SE FAZ CÁRITAS
É sempre muito o Bem que se faz a favor de quem sofre no seu corpo as mais variadas assimetrias socioeconómicas e também de outro tipo.
Ler mais
INTOCÁVEIS NO NEPAL
Quase toda a gente no Nepal luta ainda - três meses após o pior terremoto dos últimos 80 anos (de magnitude 7,8 na escala de Richter), que matou milhares de pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados.
Conheça-os
ÂNCORAS
Uma boa prática no acolhimento e integração de imigrantes em Cascais
Saiba mais
SUGESTÕES DE LEITURA
Descubra os livros
GRÁFICA OLEGÁRIO FERNANDES
Até há bem pouco tempo, a gráfica Olegário Fernandes era totalmente desconhecida da Cáritas Diocesana de Lisboa. É a impressão de um tríptico sobre a actividade da Cáritas de Lisboa que faz acontecer o encontro.
Saiba mais
CÁRITAS DIOCESANA DE LISBOA
Um semestre amigo do ambiente e sem mãos a medir no apoio aos idosos, crianças, famílias, voluntários, Cáritas Paroquiais, Grupos Paroquiais de Acção Social, imigrantes de Cascais...
O TEMPO NÃO FALTA A QUEM DÁ COM ALMA
Hoje pode dizer-se que sou uma voluntária activista, com acumulação de “cargos”: animadora do Grupo de Jovens, escuteira “Sempre Alerta para Servir”, elemento da equipa de Liderança e Equipa de Beneficiários da Re-food Alfragide.
AMOR CIVIL E POLÍTICO
O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as accões que procuram construir um mundo melhor.