E a Verdade se faz Cáritas
É sempre muito o Bem que se faz a favor de quem sofre no seu corpo as mais variadas assimetrias socioeconómicas e também de outro tipo. Falar dele, não é apenas um dever de transparência para com quem, na retaguarda, proporciona a promoção e o exercício da acção social da Caritas Diocesana de Lisboa (CDL), mas uma explosão intrínseca ao Bem que é boa notícia, e que alegremente se anuncia e partilha - sendo espelho ou manifestação da real vivacidade e dinamismo da Igreja Diocesana de Lisboa.
A Acção Social da Igreja é tão antiga quanto o exemplo de solicitude dos primeiros cristãos, na sequela de Jesus de Nazaré. A história sempre falou dela através dos mais variados canais. Esta Newsletter da Cáritas Diocesana de Lisboa, nova dimensão de missão que agora se inicia, deseja, neste interminável processo de comunicação da Cáritas da Igreja, dar nota da proximidade da Igreja local junto dos mais vulneráveis e desfavorecidos, dos mais pobres e socialmente excluídos, e entre eles tantos imigrantes.
Aqui não se falará apenas da acção social que a Cáritas desenvolve directamente a partir da sua sede, e pela força de estratégias próprias, mas do trabalho realizado pelas paróquias da diocese de Lisboa, pelos seus centros sociais, pelas Cáritas paroquiais e grupos paroquiais de acção social, e por todos os esforços realizados em rede, com outras instituições e empresas, a favor da dignidade humana e da sua autonomização pelo exercício do diálogo e cooperação.
Se não o tinha feito mais recentemente de forma organizada e sistemática, a Cáritas Diocesana de Lisboa compromete-se agora a comunicar aqui com uma regularidade trimestral o Bem que vai sendo capaz de realizar na diocese, a favor de quem mais precisa.
Esta Newsletter nº 1 leva até si uma síntese do trabalho deste primeiro semestre de 2015, fala-lhe de boas práticas, de voluntariado, da Cáritas no Mundo, da acção social desenvolvida por centros sociais paroquiais da diocese de Lisboa, de parcerias importantes, da Igreja e espiritualidade, e também lhe deixa sugestões de leitura para os seus dias de verão, e não só.
Os números divulgados pretendem apenas chamar a atenção para a situação social difícil que persiste e continua a afectar muitos dos nossos concidadãos e cidadãos de países terceiros, com gravosos danos sobre pessoas e famílias, pessoas carentes de bens materiais, com tanta falta de saúde, indocumentados e longe de suas terras…, gentes que encontraram e têm na Cáritas de Lisboa um porto de afectos, onde a vida se reconstrói e abraça novamente com paixão e tantos sonhos.
A Cáritas Diocesana de Lisboa partilha aqui este dever e esta alegria de dizer e fazer o Bem. E ao fazê-lo, renova também o convite a estar e a cooperar com a sua continuidade. Sem a Cáritas de pouco valeria a fé e esperança na Verdade, como o têm corajosamente sublinhado os mais recentes Papas.
A Direção da CDL
E A VERDADE SE FAZ CÁRITAS
É sempre muito o Bem que se faz a favor de quem sofre no seu corpo as mais variadas assimetrias socioeconómicas e também de outro tipo.
Ler mais
INTOCÁVEIS NO NEPAL
Quase toda a gente no Nepal luta ainda - três meses após o pior terremoto dos últimos 80 anos (de magnitude 7,8 na escala de Richter), que matou milhares de pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados.
Conheça-os
ÂNCORAS
Uma boa prática no acolhimento e integração de imigrantes em Cascais
Saiba mais
SUGESTÕES DE LEITURA
Descubra os livros
GRÁFICA OLEGÁRIO FERNANDES
Até há bem pouco tempo, a gráfica Olegário Fernandes era totalmente desconhecida da Cáritas Diocesana de Lisboa. É a impressão de um tríptico sobre a actividade da Cáritas de Lisboa que faz acontecer o encontro.
Saiba mais
CÁRITAS DIOCESANA DE LISBOA
Um semestre amigo do ambiente e sem mãos a medir no apoio aos idosos, crianças, famílias, voluntários, Cáritas Paroquiais, Grupos Paroquiais de Acção Social, imigrantes de Cascais...
O TEMPO NÃO FALTA A QUEM DÁ COM ALMA
Hoje pode dizer-se que sou uma voluntária activista, com acumulação de “cargos”: animadora do Grupo de Jovens, escuteira “Sempre Alerta para Servir”, elemento da equipa de Liderança e Equipa de Beneficiários da Re-food Alfragide.
AMOR CIVIL E POLÍTICO
O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as accões que procuram construir um mundo melhor.