4ª EDIÇÃO DO MERCADO SOLIDÁRIO DE PRIMAVERA
A iniciativa, que vai já na sua 4ª edição, decorre semestralmente - perto do Natal e na Primavera - e visa angariar fundos que permitam ao Centro Social Paroquial de Algueirão – Mem Martins Mercês prosseguir as suas causas sociais. O Centro serve diariamente a população, recebendo crianças, adolescentes e idosos, nas valências de CATL e Centro de Dia; e presta apoio alimentar, material e financeiro a cerca de 300 famílias da freguesia, que são acompanhadas ao longo de todo o ano.
Para além dos donativos oferecidos por cada uma das bancas presentes e da receita do Bar, o Centro recebeu de cada visitante a oferta de um género alimentar ou um pequeno contributo monetário.
Num tempo em que cada vez mais é preciso que nos unamos em verdadeiro sentido de partilha e entreajuda, o Centro Social Paroquial agradece pelo entusiasmo e apoio com que a comunidade aderiu, fazendo deste Mercado Solidário de Primavera um sucesso.
Centro Social Paroquial de Algueirão – Mem Martins Mercês
CAMINHAR - desafio sénior
Realizada no Campo Grande e organizada em rede pela Junta de Freguesia de Alvalade, o Centro Social Paroquial de São João de Brito, a Associação de Beneficência Casas S. Vicente de Paulo, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Polícia de Segurança Pública, a caminhada contou com a participação de cerca de 400 utentes e serviu, à semelhança da do ano passado, para promover a educação física nos idosos, proporcionar actividades ao livre e tornar real a relação de parceria entre as várias organizações da comunidade.
A união e o trabalho em parceria das diversas instituições foi de tal maneira frutífero que as mesmas ponderam realizar um evento dinâmico e interessante para a população sénior que inclua várias atividades e promovam a colaboração e a partilha dos vários espaços de saúde, lazer e apoio social.
Nas palavras do coordenador da área sénior do CSPCG, este ano, terminada a caminhada, “as pessoas iam com um sorriso valioso na cara, o sorriso de quem adorou o que acabou de fazer”.
Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=WPQGUKnBmOs
Centro Social Paroquial do Campo Grande
LIVRO DE RECEITAS MEMÓRIA DE SABORES
Memória de Sabores é uma iniciativa do Centro Paroquial do Estoril, nascido no âmbito da resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). O projecto consistiu na elaboração de um livro de receitas sugeridas pelos clientes de SAD.
A compilação deste livro pressupôs dois tempos: a recolha de receitas que marcaram a vida dos nossos clientes, e a reportagem fotográfica da reprodução da receita, caso os clientes o tivessem desejado. Neste momento já se procede à paginação do livro com todas receitas e fotografias.
Diante da solidão e progressivo desânimo de muitos, o projecto adquiriu uma elevada importância. A solidão, para além de influenciar o estado de saúde, tem implicações ao nível da perda progressiva de capacidades. Reverter esta tendência tornou-se urgente, e com ela a animação de todos, através da realização de novas ideias.
Memória de Sabores é assim uma boa prática ao demonstrar que os conhecimentos dos clientes podem ainda fazer diferença.
A publicação do livro está para breve e o seu conteúdo ficará certamente para a posterioridade.
Centro Paroquial do Estoril SAD
GRANDE NOITE DE FADOS NA ACADEMIA DE MÚSICA STELLA MARIS DE PENICHE
A iniciativa foi organizada pelo professor Gerardo e tantos amigos anónimos, tendo o dinheiro angariado revertido a favor das obras ainda a realizar na Academia de Música.
O padre Pedro fez as honras da casa e os habituais agradecimentos.
A Noite de Fados foi antecedida de jantar, com um caldo verde de se lhe “tirar o chapéu”.
Os Fadistas foram as próprias alunas de canto desta Academia, Isabel Barradas, Jacinta Marques, Fátima Nunes, Rosa Avelas, Rafaela Calado e Joana Soares; os convidados Especiais Cristina Luz e Cristina Santos. No final ainda cantou Francisco Jorge numa actuação que terminaria com um dueto lindíssimo com Cristina Luz.
À viola estiveram Sérgio Costa, professor nesta academia, e ainda João Viola, e à guitarra portuguesa, Fernando Silva.
Centro Solidariedade e Cultura de Peniche - Carlos Tiago | Jofre Pereira
E A VERDADE SE FAZ CÁRITAS
É sempre muito o Bem que se faz a favor de quem sofre no seu corpo as mais variadas assimetrias socioeconómicas e também de outro tipo.
Ler mais
INTOCÁVEIS NO NEPAL
Quase toda a gente no Nepal luta ainda - três meses após o pior terremoto dos últimos 80 anos (de magnitude 7,8 na escala de Richter), que matou milhares de pessoas e deixou centenas de milhares de desabrigados.
Conheça-os
ÂNCORAS
Uma boa prática no acolhimento e integração de imigrantes em Cascais
Saiba mais
SUGESTÕES DE LEITURA
Descubra os livros
GRÁFICA OLEGÁRIO FERNANDES
Até há bem pouco tempo, a gráfica Olegário Fernandes era totalmente desconhecida da Cáritas Diocesana de Lisboa. É a impressão de um tríptico sobre a actividade da Cáritas de Lisboa que faz acontecer o encontro.
Saiba mais
CÁRITAS DIOCESANA DE LISBOA
Um semestre amigo do ambiente e sem mãos a medir no apoio aos idosos, crianças, famílias, voluntários, Cáritas Paroquiais, Grupos Paroquiais de Acção Social, imigrantes de Cascais...
O TEMPO NÃO FALTA A QUEM DÁ COM ALMA
Hoje pode dizer-se que sou uma voluntária activista, com acumulação de “cargos”: animadora do Grupo de Jovens, escuteira “Sempre Alerta para Servir”, elemento da equipa de Liderança e Equipa de Beneficiários da Re-food Alfragide.
AMOR CIVIL E POLÍTICO
O amor, cheio de pequenos gestos de cuidado mútuo, é também civil e político, manifestando-se em todas as accões que procuram construir um mundo melhor.